VAMOS FAZER TEATRO
"A   BANDA  DA   BICHARADA"

PERSONAGENS
Apresentadora, gato, pato, galinha, galo, rato, (não aparece).... burro.


APRES... Ora vivam, meus meninos: gente pequena e crescida, gente velha, gente nova... Ai, vocês não me respondem? Não cumprimentam nem nada? Tenham maneiras e sejam gente educada: ORA VIVAM! Assim está bem. Vamos pois ao que convém: temos para vos apresentar um conjunto musical: A BANDA DA BICHARADA! Aí, vocês não dizem nada? Nem sequer muito obrigada a quem teve esta maçada de trazer p'ra aqui o gato, o pato e o cão, a galinha KIKIRI, o galo KARÓKOKÓ, o rato XIRIM-XIXI e  o ... (Zurrar do burro que aparece) Que vens tu aqui fazer?

BURRO ... (Zurrando, mima como quem responde) Venho cantar.
APRES ...  Mas tu não sabes cantar!...
BURRO ...  (Zurra fazendo sim com a cabeça).
APRES...    Que voz tão feia, rapaz...
BURRO ...   (Zurrar lastimoso de quem chora).
APRES ...   Alto lá! Pára um bocado. Se queres cantar, cantarás...
BURRO ...  (Zurrando de alegria e dançando)
APRES ...   Pára! Pára que já chega...
BURR... (diz que sim com dois zurros).
APRES ... Eu disse: CHEGA! Não vês que estou a falar, apresentando aos meninos a Banda da Bicharada? Este conjunto que canta a canção mais escutada, a barulheira mais linda desta nossa temporada!... Criançada atenção: vamos agora escutar...
BURRO... (Zurra que zurra e mima que canta)
APRES...  (gritando) Pára! Pára que chega...
BURR... (Zurra e diz sim com a cabeça).
APRE... Eu disse: Pára! Você é burro seu BURRO. Você não sabe cantar: Ou se cala ou sai da sala - vai p'ra rua passear.
BURRO... (dá um zurro breve e senta-se num canto).
APRES... Ora bem que até que enfim, vamos poder começar. Meninas e meninos, tenho o prazer de trazer e a honra de apresentar o GATO mais miador que na mata pude achar...
(Entra o gato a miar. O burro solta um zurro breve. A apresentadora faz um gesto de ameaça).
APRES... A seguir... o grasnador que nos vem também do mato. Meninas e meninos vai entrar o Senhor PATO.
    (Olha para trás à espera do zurrar do burro que não vem. Entra o Pato grasnando com grande alarido).
APRES... Abanando o seu rabinho, com muita satisfação (o cão entra de costas) podem ver pelo focinho: ladrando, afinadinho, temos um outro cantor: O CÃO; (  em vez de ladrar o cão começa a uivar).
APRES... Que é lá isso! Enganaste-te na música?
CÃO.... (Diz que sim com a cabeça enquanto LATE lastimosamente). O Burro entra a zurrar com alegria).
APRES... Tu cala-te: eu já te disse que não sabias cantar. E tu que és cão vê se aprendes a lição e se te pões a LADRAR.(Virando-se para o público).Os meus amigos desculpem. Sei que nos vão desculpar: é que este cantor é novo, e vive em casa dos primos (o primo do cão é LOBO) por isso é que ele se engana e em vez de ladrar mansinho - uiva, mas uiva com gana.
CÃO... (Começa a uivar).
APRES ... Eu não te mandei uivar. Estava só a explicar.
(Entra a Galinha apressada cacarejando e andando de um lado para o outro, põe um ovo e vai embora. Salta o Galo cantando. Sobe para cima da cadeira e apodera-se do microfone. A Apresentadora luta para lho tirar, mas ele resiste e canta. Acaba triunfante, desce da cadeira e faz vénia à espera dos aplausos).
APRES...  Ora já temos aqui toda a gente do conjunto. Claro que falta o Rato (atrasou, que eu não o vejo) ou foi comido pelo gato, ou foi  p'rá loja do queijo. E a Galinha também, que saiu toda contente (há tanto não punha um ovo, que foi correndo e foi logo, a dizer a toda a gente). (Entra a galinha de novo cacarejando, de um lado para o outro inquieta).
APRES ... Tu, outra vez ? Não pode ser: a pôr dois ovos por dia, vais por certo enfraquecer... (de rabo virado para o público, o ovo vai aparecendo e acaba por rebentar). Eu logo vi que os teus ovos não seriam de verdade. E tu não cantas, ó galo? (Virando-se para o público) Deixá-lo! Quando as coisas correm bem, o oportunista do galo desata a cantar p'ró céu: ( imitando) Kókórókókó, este ovo é meu! Este ovo é meu.
(O Galo vem a correr para o micro. Repete-se a luta mas breve).
APRES ... Vai já para o teu lugar. Vamos então começar. Tu, gato cantor, dá-me o Mi de miar (o gato mia abafado pelo zurrar do burro) . Eu disse Gato, seu BURRO.(Zurra breve lamentoso). E tu Cão, se já sabes a lição, dá-me o teu Lá de ladrar (o cão uiva. Atrapalha-se: mas não ladra). Estás muito desafinado. Dona Galinha por favor, dê-me o seu cacarejar (a galinha cacareja e sai correndo. Abaixa-se para pôr um ovo.) O melhor é acabar, mesmo sem fazer mais nada. Se a  Banda desafinar, vocês vão me desculpar, pois sois gente camarada.
Vamos então começar: A BANDA DA BICHARADA.
                                  
Entra o burro e mais o cão
                                   Ladra a galinha e o gato
                                   Mas que grande confusão
                                   Q'há nestes cantores do mato
                                              ..................
                                    Canta o galo
                                    Mia o gato
                                    A galinha cacareja
                                    Chia o ratinho do mato
                                    Ladra o cão e grasna o pato
                                     Interrompe porque é chato
                                    O Burro que tem inveja.

                                                   
                                                                           DARIO DE MELO
                                                                 AS NOSSAS ESTÓRIAS
                                            JORNAL DE ANGOLA/Sup./?/l985(?)